quinta-feira, 28 de março de 2013

Relatório do Eletroímã


1> Objetivo do Trabalho:
O objetivo do trabalho consistia em aprender na pratica alguns princípios de eletricidade e magnetismo, de uma maneira em que construindo o eletroímã, poderíamos entender melhor do que aprendendo somente pela parte teórica. O outro objetivo era levantar a quantidade mínima de 40 clipes, a qual o grupo cumpriu a prova. 


2> Descrever os Materiais Utilizados na construção do eletroímã.
-1 prego (14 cm)
-7 metros de fio de cobre
-Lixa
-Borracha
-Fita isolante
-Pilhas (recarregáveis, alcalinas e normais)
-1 caixa de clipes
-Alicate
-Tecido 



3> Descreva em 6 passos a construção do eletroímã e seu procedimento de interação com ele.
1º- Descascamos 7 metros de fio de cobre
2º- Pegamos o fio de cobre e lixamos suas duas pontas, onde ocorre o contato com a pilha.
3º- Enrolamos o fio de cobre no prego de 14 cm, formando espiras sobrepostas (2 camadas).
4º- Centralizamos o fio de cobre já enrolado no meio do prego, para as extremidades ficarem livres do fio, pois é onde os clipes grudaram.
5º- Colocamos uma borracha ou um tecido no dedo indicador, e outra borracha\tecido no dedo polegar, e prendemos as borrachas\tecidos com fita isolante, essas borrachas\tecidos evitam que os dedos queimem ao entrar em contato com a pilha.
6º- Unimos as pontas do fio de cobre lixadas aos polos da pilha, e apertamos o mais forte que conseguimos, então o eletroímã esta pronto para atrair clipes.


4> Por que um material que não é ímã se torna magnético?
Porque quando a corrente elétrica passa em um condutor (fio de cobre), ao redor do condutor se produz um campo magnético. A corrente elétrica se comporta como um ímã, tendo a propriedade de exercer ações sobre ímãs. Materiais que são capazes de gerar um campo magnético são classificados em ferromagnéticos, paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais possuem os elétrons desemparelhados, na presença da corrente elétrica gerada pela pilha eles se organizam.
Fonte: 



5> Coleta de Dados.
 Faça alguns testes com o seu eletroímã e preencha a tabela abaixo:


Experimento
Comprimento  do prego

d.d.p.
Número de Espiras
Clipes Atraídos
Força de Atração
1
14
1,5 V
70
21
0,1029
2
      14
1,5 V
60
28
0,1372
3
      14
1,5 V
50
1
0,0049
4
      14
1,5 V
40
1
0,0049
5
      14
1,5 V
30
9
0,0441
6
      14
1,5 V
25
17
0,0833
7
      14
1,5 V
20
4
0,0196
8
      14
1,5V
15
0
0
9
      14
1,5
10
0
0

Dados: 1 clipe = 0,0005
Gravidade = 9,8 N
OBS: Os testes feitos para o relatório foi com uma pilha diferente para os testes feito em sala de aula.
Relatório: Pilha Alcalina Panasonic 1,5 V
Sala de aula: Pilha recarregável Multilaser 1,2V


6> Faça comentários sobre os dados encontrados na tabela.
Observamos que o fator que mais influencia para atração dos pregos é o modo como a conexão entre fio de cobre e pilha esta, é preciso que esteja perfeitamente conectado. O fio de cobre precisa estar no meio da pontinha do polo positivo, e no meio do polo negativo, e a pressão que deve ser apertada essa ligação deve ser a mais forte possível. Caso contrario a atração não é eficaz. Os testes em que não conseguimos atrair nenhum clipe são por esse motivo, não foi eficaz a conexão.
Outro fator que influencia a atração é o numero de espiras e a pilha utilizada. Chegamos a conclusão de que não adianta ter um eletroímã com um alto numero de espirras se a pilha nãos for uma das melhores. No caso do nosso grupo quando enrolamos exatamente 7 metros de fio de cobre no prego a pilha que usamos não foi suficiente para todo esse cobre, entao não ouve magnetismo. Quanto mais diminuímos o tamanho do cobre, tendo assim menos espiras, a pilha começou conseguir que o prego atraísse clipes.


7> Qual a maior dificuldade do grupo para a construção do eletroímã ? Justifique.
A maior dificuldade do foi saber que pilha utilizar, e quantos metros de fio de cobre. O grupo aumentou a quantidade de fio de cobre e a pilha que estávamos usamos não funcionou. Tivemos muita dificuldade em relacionar esses dois materiais para gerar um bom resultado.
Outra dificuldade foi conseguir fazer uma boa conexão entre a pilha e o fio de cobre.


8> Faça uma descrição da evolução do seu projeto.
 1º- Nosso projeto começou com dois metros de fio de cobre e uma pilha recarregável da marca MOX com 1,2 V e 3000 mAh, o resultado não atingiu a prova mínima.

2º- Mudamos o fio de cobre para 7 metros, e a pilha. Nesse teste utilizamos três tipos de pilhas não recarregáveis: Panasonic, Rayovac e Marovak. Em nenhum dos testes conseguimos atrair clipes, então cortamos o fio de cobre e enrolamos com 70 espiras, e começou atrair alguns clipes.

 Prego com 7 metros de fio de cobre.

3º- Mantivemos o fio de cobre com 70 espiras e trocamos a pilha por uma recarregável da marca Multilaser de 1,2 V e 2500mAh, foi onde conseguimos nosso melhor resultado com 76 clipes.


 














9> Descreva pelo menos 5 conteúdos em Física, utilizados para este trabalho. Deixe claro em qual momento foi utilizado.
-Força de Atração: Força que atrai os clipes para prego.
-Peso: É a força da gravidade que puxa os clipes para baixo, ela foi medida para que assim conseguíssemos medir a Força de Atração, que puxa os clipes para cima.
-Corrente Elétrica: Quando conectamos o fio de cobre nos polos da pilha, e passa uma corrente elétrica no fio.
-Campo Magnético: É criado quando o fio de cobre enrolado no prego recebe uma corrente elétrica.
-Magnetismo: É quando o prego se transforma em ima.



11>Conclusão Final (Indicar Melhor resultado).
 O melhor resultado obtido pelo grupo na realização do trabalho foi com 70 espiras de fio de cobre sobre o prego que atraíram 76 clipes. Com os testes executados vimos que um material que não é imã consegue atrair clipes, então podemos ver na pratica vários conceitos físicos. Na opinião do grupo a pilha é um dos materiais mais importante para a construção do eletroímã e quanto mais apertadas e próximas as espiras de cobre estiverem melhor o resultado.
Entendemos que a pilha gera corrente elétrica, e ao passar pelo condutor (fio de cobre) esse gera campo magnético.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário